Bailarina, Professora e Coreógrafa

logotipo da Escola de Dança Raquel Oliveira. logotipo da Companhia de Dança Raquel Oliveira.

NOVIDADES

NEWSLETTER

      Início » Companhia » Dança Espanhola

NÚCLEO DE DANÇA ESPANHOLA

Núcleo de Dança Espanhola da Companhia de Dança Raquel Oliveira. Todos os direitos reservados.

As Danças Espanholas caracterizam-se por diferir de acordo com cada comunidade autónoma e por representar os eventos culturais mais importantes de cada cidade.

 

Dentro das Danças Espanholas, as Sevilhanas e o Flamenco são dois dos estilos mais conhecidos.

 

A Sevilhana é uma das danças espanholas mais dançadas e difundidas, tanto em Espanha, como no mundo. Sempre em evolução, possui uma grande variedade de estilos em qualquer uma das suas três componentes: dança, canto e toque.

 

De todas as influências, as Sevilhanas parecem ter depurado sempre o melhor, preservando o garbo e a dignidade do porte, a finura delicada dos movimentos, a agilidade, a leveza, a alegria dos corpos. Sendo dançada de forma mais popular, ou de forma mais académica, a vivacidade da sua natureza desperta a atenção e o interesse de quase todos.

 

O flamenco é um género artístico de origem popular nascido na Andaluzia há mais de dois séculos como resultado do encontro entre as culturas cristã, judaica, árabe, afro-americana e cigana-andaluza. Expressão cultural em constante evolução, manifesta-se, principalmente, em três modalidades: canto, dança e guitarra, a partir de estruturas estilísticas denominadas palos, diferenciadas por aspectos como carácter, ritmo, copla ou melodia.

 

Para além de possuir uma técnica e estética próprias, também é caracterizada por ser uma dança de tendência individual, introvertida, explosiva, espontânea,  extática e de manifestação abstrata.

Núcleo de Dança Espanhola da Companhia de Dança Raquel Oliveira. Todos os direitos reservados.
Núcleo de Dança Espanhola da Companhia de Dança Raquel Oliveira. Todos os direitos reservados.