As Danças Espanholas caracterizam-se por diferir de acordo com cada comunidade autónoma e por representar os eventos culturais mais importantes de cada cidade.
Dentro das Danças Espanholas, as Sevilhanas e o Flamenco são dois dos estilos mais conhecidos.
A Sevilhana é uma das danças espanholas mais dançadas e difundidas, tanto em Espanha, como no mundo. Sempre em evolução, possui uma grande variedade de estilos em qualquer uma das suas três componentes: dança, canto e toque.
De todas as influências, as Sevilhanas parecem ter depurado sempre o melhor, preservando o garbo e a dignidade do porte, a finura delicada dos movimentos, a agilidade, a leveza, a alegria dos corpos. Sendo dançada de forma mais popular, ou de forma mais académica, a vivacidade da sua natureza desperta a atenção e o interesse de quase todos.
O flamenco é um género artístico de origem popular nascido na Andaluzia há mais de dois séculos como resultado do encontro entre as culturas cristã, judaica, árabe, afro-americana e cigana-andaluza. Expressão cultural em constante evolução, manifesta-se, principalmente, em três modalidades: canto, dança e guitarra, a partir de estruturas estilísticas denominadas palos, diferenciadas por aspectos como carácter, ritmo, copla ou melodia.
Para além de possuir uma técnica e estética próprias, também é caracterizada por ser uma dança de tendência individual, introvertida, explosiva, espontânea, extática e de manifestação abstrata.
A Companhia de Dança Raquel Oliveira faz atuações de Sevilhanas e Flamenco em vários tipos de eventos como Festas de Natal, Festas de Carnaval, Festas de Despedida de Solteira, Casamentos, Aniversários, Festas Temáticas, etc.
Na atuação "por fiesta" as bailarinas dinamizam o evento com coreografias de Sevilhanas e de Flamenco, dançando com elegância, ritmo e alegria, e no final convidam o público para participar ao som de músicas conhecidas de todos.
Seja bailarina por um dia e surpreenda os seus amigos e convidados com uma atuação de Danças Espanholas, dançando com elegância, ritmo e alegria. E no final convide o público para participar.